Li num livro...


Sobre o Amor Ágape:

"... um amor desinteressado, altruísta, que deixa o outro livre, que não quer controlar nem mudar o outro, mas o aceita como é."

(Isabelle Ludovico - O Resgate do Feminino)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Qual é minha Prioridade?

Quando parei para ler o capítulo 10 do Livro de Lucas, fui surpreendida pelo senso de prioridade que Jesus demonstrou em três situações diferentes. Veja: do versículo 1 ao versículo 24, Jesus envia 70 discípulos para pregar o Evangelho e os recebe novamente com a boas novas do campo missionário. Nesse momento, Ele os exorta a priorizar a alegria de ter seus nomes escritos no livro da vida, já que os discípulos estavam felizes porque enquanto estavam pregando, pessoas haviam sido libertas das garras de demônios. Jesus destaca sim a importância da pregação do Evangelho, do ganhar de almas, mas chama a atenção dos discípulos para o fato de que eles estavam dando mais importância para o fato de os demônios se submeterem a eles do que à sua própria salvação. Jesus me ensina que antes de pregar à alguém, preciso ter certeza da minha salvação, preciso cuidar dela pra que não a perca!

A partir do versículo 25 temos a Parábola do Bom Samaritano. Há toda uma justificativa histórica e cultural no meio judaico para o fato do sacerdote e do levita não terem ajudado o moribundo que estava à beira do caminho, mas aqui, o Senhor ensina o doutor da lei a priorizar a misericórdia ao invés da tradição. Ele mostrou que de nada adiantava guardar o sábado ou cumprir todos os mandamentos, se não havia amor ao próximo e muito menos misericórdia no coração, pra ser compartilhada com o próximo. E quantas vezes nos pegamos totalmente apegados às tradições de nossas igrejas e esquecemos de ajudar ou mostrar o amor de Deus a um mendigo, a uma prostituta, um drogado...

Diante disso tudo, acabei me detendo nos versículos 38 a 42:

"38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."

Fazendo uma análise rápida do texto, vejo no versículo 38 uma mulher impressionante! Marta. Uma dona de casa exemplar que recebe Jesus em sua casa, com muita hospitalidade e gentileza. No versículo seguinte, aparece a irmã dela, Maria que tratou de ouvir o que Jesus tinha pra dizer, assim que ele chegou. Sentou-se aos pés do Mestre e ali ficou... com respeito e atenção, comendo cada palavra.

No verso 40, tenho uma impressão de Marta... Aquela que temos num primeiro contato com alguém: mulher ativa, hospitaleira, gentil. Aspectos positivos que impactaram de forma negativa no cotidiano de Marta. Ela transformou-se numa mulher distraída, inquieta (como se arrastasse com ela para todo lado suas ocupações, fazendo um barulho enorme por onde passava ou estava), sempre ocupada com os afazeres domésticos e prestando serviço a todos ao seu redor, sem ter um momento sequer de descanso. Está o tempo todo correndo de um lado para o outro com os mais diversos tipos de atividades. Tudo tornou-se um fardo pra ela, ao ponto de interromper um ensinamento de Jesus e reclamar com Ele... Nesse momento, ela prioriza o trabalho doméstico por ser natural em sua cultura e porque ela foi talhada para isso durante sua vida... O momento da reclamação é um momento de indignação de quem sempre está fazendo algo PARA alguém e não COM alguém. Como se tudo fosse feito para obter algum tipo de reconhecimento ou elogio ou até valorização. Isso é muito grave! Atender as necessidades de todos estava deixando Marta estressada, pois, não tinha ajuda da irmã no momento que considerava crucial para que tudo ficasse pronto para a refeição e hospedagem do Mestre. Diferente de Maria, Marta estava ocupada demais fazendo algo PARA Jesus e não se ocupou de passar momentos preciosos COM Jesus, para depois ocupar-se dos afazeres domésticos...

Quantas vezes eu e você não somos como Marta no nosso dia a dia? Nos envolvemos num ativismo sem tamanho na sociedade, no trabalho e até no grande número de eventos, cultos e atividades que temos na igreja e esquecemos de ter momentos a sós com o Senhor...

Mas aí vem Jesus no verso 41 e nos dá uma lição linda! "Maria escolheu a boa parte". Percebo Maria de forma mais pacata, tranquila, centrada e ao mesmo tempo prudente e sábia... Ela consegue identificar rapidamente o melhor a se fazer naquele dia! (dá-me essa percepção, Senhor!). Ela consegue definir sua prioridade habilmente e sem pestanejar senta-se aos pés do Mestre e ali fica desfrutando da parte que lhe traria uma série de benefícios espirituais e onde todo o resto é conseqüência benéfica para todas as áreas da vida!

E é aqui que me lembrei de um versículo importantíssimo da Sagrada Escritura que diz:

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6.33)

Jesus está na metade do Sermão da Montanha, e nesse capítulo nos dá ensinamentos riquíssimos... e é incrível como o final deste capítulo faz uma perfeita ligação com a história de Marta e Maria e também com os nossos dias...

Meditar em todos esses textos santos, me fez perceber o quão inapta eu sou pra definir minhas prioridades... Maria rapidamente priorizou o Reino de Deus. A parte boa não foi tidada dela! O conhecimento adquirido naquele momento de ensino não foi tirado dela! O prazer da presença de Jesus não foi tirado dela! A alegria que a mensagem lhe trouxe ao coração não foi tirado de dentro dela! Aquele momento único não lhe foi tirado! E eu consigo me privar de momentos únicos como esse, por puro egoísmo e por falta de maturidade para definir minhas prioridades!...

Ainda bem que através da Palavra do Senhor, conseguimos distinguir e entender quais são as prioridades da vida Cristã. Mateus 6 e Lucas 10 nos mostram perfeitamente quais devem ser nossas prioridades e mostram também que cada coisa tem seu devido lugar em nossa vida secular e ministerial. A busca pelo Reino de Deus da qual Jesus fala em Mateus 6.33 significa PRIORIZAR Deus em nossas vidas! É o que Maria estava fazendo naquele momento! Sentar-se aos pés de Jesus, demonstra humildade e uma sincera vontade de aprender mais de Deus e de Sua Palavra. A partir disso, vejo que nossa vida deve ser pautada no caráter de Cristo, em sua vontade. Devemos ser seus imitadores. Viver como servos obedientes e fiéis ao Senhor. Se não dermos a prioridade para Deus e para que Ele seja o soberano das nossas vidas, pessoas, objetos, dinheiro, trabalho, metas, etc. ocuparão o lugar Dele rapidinho...!!! (livra-nos disso, Senhor!). Mas quando temos Deus como prioridade, buscamos incessantemente Sua presença e temos uma vida de santidade, somos abençoados! O resultado é simples: servimos a Deus com integridade, prazer, amor, as pessoas ao nosso redor são abençoadas, vidas se convertem com nosso testemunho cristão e são impactada pelo poder de Deus que habita em nós!

Em João 12 vemos "outra" Marta... Uma Marta ainda hospitaleira, gentil e ativa. Ela está novamente recebendo a visita de Jesus, agora na casa de Lázaro, e ela O serve com prazer e sem reclamar, visto que Maria está mais uma vez priorizando o Reino ao derramar perfume nos pés de Jesus e o adorar... Marta sequer é notada nesse dia... Ela está ocupada com seus afazeres domésticos, como semre, mas totalmente ligada no que Jesus e Lázaro conversam à mesa... Marta está priorizando o Reino enquanto serve Jesus!

Foi impossível não abrir um parêntese mental e pensar no quanto algumas pessoas sofrem por não serem notadas. Há gente que faz coisas mirabolantes pra chamar a atenção de quem está ao redor. Por isso voltei ao capítulo 6 de Mateus, verso 2: "não faças tocar trombetas diante de ti quando deres esmola", e não pude conter o riso. Segui lendo o verso 3: "que a mão esquerda não saiba o que está fazendo a outra". Porque necessitamos aparece se "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (João 3.30)??? Não contive o riso mais uma vez, porque eu mesma já passei por isso. Crise de chamar a atenção de Deus, de minha família, da minha liderança... Tudo porque fiz algo que ninguém esperava que eu fizesse... (hahaha... que bobinha!)... Deus não precisa desse tipo de atitude, nem da minha parte e nem da sua... Ele só quer que o adoremos em todo nosso proceder! Para adorá-lo é que fomos criados! Adorar ao desenvolver nossas atividades em nossas igreja, no trânsito, no trabalho, na faculdade, malhando, treinando, estudando... enfim... EM TUDO, A TODO MOMENTO E SOB QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA!!!

Que Jesus cresça e nós venhamos a cada dia diminuir, meus caros... Que Jesus seja o centro das nossas vidas, seja nossa prioridade! Que sempre possamos escolher a melhor parte como Maria! Que de fato apenas venhamos a nos preocupar com o que é devidamente necessário. Porque assim, as coisas vão se encaixar perfeitamente em nossas vidas. Não haverá mais inquietação, nem stress e muito menos nervosismo. E ainda que surjam dificuldades e lutas temos a certeza de que Jesus nos valoriza e nos considera tão preciosos a ponto de ter sido morto em nosso lugar... e de bônus ainda nos ofereceu vida eterna, abundante, cheia de gozo, alegria, paz, tranquilidade... totalmente libertos de preocupações e afazeres desnecessários...!!!

Somos libertos pelo poder da Palavra de Deus que é a Verdade! Vivamos essa liberdade priorizando o Reino de Deus!!!



por Quezia Mattos