Li num livro...


Sobre o Amor Ágape:

"... um amor desinteressado, altruísta, que deixa o outro livre, que não quer controlar nem mudar o outro, mas o aceita como é."

(Isabelle Ludovico - O Resgate do Feminino)

domingo, 22 de agosto de 2010

O que Deus diz sobre mim?


Embora a história de Jó seja marcante sob muitos aspectos, mas principalmente em relação ao sofrimento e sua vitória ao ganhar do Altíssimo tudo o que havia perdido em dobro, o autor sagrado ressalta no versículo 1 do primeiro capítulo do livro, que Jó era um homem comum e não uma figura lendária, principalmente no que diz respeito à paciência. Na primeira parte do versículo está escrito: "Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó". Um homem entre tantos. Assim como eu e você. Tão humano quanto nós.

Deus trabalhou na vida de Jó, não para torná-lo um mito, mas para nos mostrar que é na nossa fraqueza que Ele nos aperfeiçoa e que Seu poder pode mudar e transformar tudo e esse poder vai muito além do que podemos imaginar ou supor.

Mas não quero me concentrar na riqueza de Jó, nem em seu sofrimento, nem nos discursos dos seus amigos e muitos menos em sua gloriosa vitória. Quero pinçar algo que me chamou a atenção nos dois primeiros capítulos deste precioso livro: o depoimento de Deus sobre Jó.

Depoimento é uma das coisas mais comuns nas redes sociais mais utilizadas pela nossa faixa etária na internet, principalmente no Orkut, a galera troca depoimentos a torto e direito. Conhece alguém pela manhã e a tarde já deixa depoimento como se conhecesse o outro a vida toda. Já vi depoimentos mirabolantes, engraçados, outros mais pra "puxação de saco" mesmo, inúmeras declarações de eterno amor e amizade... Mas poucos são os depoimentos que definem o caráter e o posicionamento do receptor...

Nos capítulos 1 e 2 do Livro de Jó, podemos visualizar o perfil de Jó na rede social da Palavra de Deus e podemos ler os depoimentos que ele recebeu. Vejam só! Orkut Santo.... (rsrs) Mas... Puxa vida... Jó tem um perfil meio pobrezinho... Ele só tem 3 depoimentos! AFF!

CUIDADO! Não seja preciptado em seu julgamento! Olhe com atenção! Um depoimento é do autor do Livro (possivelmente foi Moisés que escreveu esse livro de acordo com alguns teólogos) e os outros dois depoimentos são de DEUS!!!

UAU!!!

Você ainda "não tá botando fé" né!?... Então tá! Quer ver??? Pois então, vejamos:

* o autor diz em Jó 1.1: "Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal."

* Deus diz e Jó 1.8: "Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal"."

* Deus diz ainda em Jó 2.3: "Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo."

Aí você pode pensar ou me dizer: "Quezia, com toda a vida que Jó levava até eu teria depoimentos como esses no meu perfil!". Mas não é simples assim não... Não basta ter tudo que Jó tinha para ter o mesmo caráter e de quebra ganhar os mesmos depoimentos de Deus.

É importante observar que Jó em nenhum momento da sua vida negociou seu caráter, seus valores. Em nenhum momento Jó pecou, apesar de ser totalmente compreensível no mínimo uma murmuração no meio da situação caótica que se encontrava sua vida.

Não há nem necessidade de me deter na profundidade de cada característica citada nos depoimentos. É fato que, infelizmente, não temos tido a mesma postura de Jó diante de tudo que nos é apresentado em nossas vidas cristãs, profissionais, relacionais, etc. Temos trocado nossa integridade e nossa retidão por pequenos praeres, por negociações comerciais vantajosas, por festas mundanas, por palavras torpes... Na igreja santos, íntegros, retos, tementes. Na sociedade, totalmente o contrátio! (absurdo!).

Mateus 5.37 perdeu o valor na nossa sociedade. Sobre uma situação, para um dizemos "sim" e a outro dizemos "não"... "Seja o seu 'sim'. 'sim', e o 'não', 'não'."!!! Isso reflete caráter cristão! Prova que seguimos os passos de Cristo! Prova que tememos a Deus! Prova que temos compromisso com Deus e com a Palavra! Só assim conseguiremos fazer a diferença na nossa geração!

Para tanto, se faz necessário estar atento ao que a Palavra nos ensina, pois, Satanás nunca vai querer que façamos a diferença de forma positiva na nossa geração. Portanto, ele vai fazer de tudo pra usar uma força chamada "tentação" para nos atrair e induzir à iniqüidade, ao pecado e por conseqüência ao inferno! Tiago 1.14-15 diz o seguinte: "Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrasado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.". Por isso, evitar o mal, fechando brechas que eventualmente abrimos em nossas vidas espirituais, através da oração, meditação da Palavra e jejum é o melhor caminho pra não ser engodado pelo inimigo. Isso engloba o temor ao Senhor, que é o princípio da sabedoria! Bem já disse o sábio Rei Salomão: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." (Pv 1.7). Salomão também disse que "O temor do Senhor conduz à vida: quem teme pode descansar em paz, livre de problemas." (Pv 19.23).

O que Deus diz sobre mim???
O que Ele vai postar no meu perfil???
Jó em tudo foi perfeito e mereceu cada adjetivo empregado por Deus e por Moisés em seus depoimentos...
E eu??? Mereço palavras à altura das que descreveram Jó???
E você??? Merece palavras à altura das que descreveram Jó???
Se a resposta é SIM... GLÓRIAS A DEUS POR ISSO!!!!....
Mas se a resposta é NÃO, que tal parar tudo e começar do zero?? Pedir perdão ao Senhor e assumir um novo compromisso com Ele de seguir seus passos!?!?!?...


Que Deus nos ajude nessa caminhada... fortaleça nosso caráter... e que no final das contas, Ele tenha algo bom pra dizer sobre nós...


por Quezia Mattos

8 comentários:

  1. nossaaa muito bença essa reflexão
    Amei quézitaaaa
    Deus abençoe sempre (L)

    ResponderExcluir
  2. Eu to no seu blog...muito legal Quezia, parabéns =D

    ResponderExcluir
  3. Quezinha! PARABÉNS! Mensagem maravilhosa!! Continue assim, e espero vê-la pregar isso ainda hein hehe

    ResponderExcluir
  4. huauhahua...
    já falei sobre isso... ou quase sobre isso... houveram algumas mudanças d percurso no meio da palavra... hahaha...

    em sonhos talvez vc me veja pregar Thi...
    kkkkkkkkkkkkk

    ;)

    #umapessoatímida

    ResponderExcluir
  5. Ja vejo pela Fé vc pregando isso Qué...

    vc Qué?...hahaha...piadinha interna...

    Texto muito Bom...Abeeençoado...sou teu Fã Quézia Mattos com 2 t´s...zEu!

    ResponderExcluir
  6. Quézia, muito legal o seu blog!!! Você sabe que o próximo passo para quem tem um blog é escrever um livro!!! Então estou esperando o seu!!!

    Bjos mil dessa amiga que é mto mto sua fã e que torce mto pelo seu sucesso #amomuitotudoisso :)

    ResponderExcluir
  7. Borckzinha minha flor.... obrigada pelo incentivo...
    sabe q eu tbém sou sua mega fã né!?... rsrs...
    amo vc bemmmm grande!

    ResponderExcluir
  8. Quezinha...
    Muito lindo esse texto...
    Que Deus continue dando graça a sua pessoinha hihih
    Amo oce!!!!
    :)

    ResponderExcluir