Li num livro...


Sobre o Amor Ágape:

"... um amor desinteressado, altruísta, que deixa o outro livre, que não quer controlar nem mudar o outro, mas o aceita como é."

(Isabelle Ludovico - O Resgate do Feminino)

domingo, 11 de abril de 2010

Memórias de uma Rosa...



Era tudo tão diferente... o mato não crescia solto...
as ervas daninhas não cresciam com tanto vigor...
o portão não estava enferrujado e nem presisando de pintura...
a grama sempre estava aparada...
os arbustos não eram tão retorcidos como aparentam agora...
as trepadeiras não cresciam com tanta libertinagem...
tudo ao redor era mais bonito...
até os dias nublados não pareciam tão sem graça, vazios e tristonhos...
em tudo havia 0 toque especial, de alguém especial: o Jardineiro...
Lembro bem do dia que ele entrou pela primeira vez pelo portão principal do jardim...
andar cuidadoso, sereno... mas determinado!... sabendo exatamente onde ir e o que fazer...
olhar gentil... toque delicado...
Tanto trabalho pra que o jardim ficasse em ordem... tanto esforço pra que um sonho começasse a ser realizado...
e nesse meio tempo, em meio a tantas flores maravilhosas, fui escolhida como "A Preferida do Jardineiro"...
era assim que outras flores me chamavam...
umas com ar de inveja e outras com admiração...
mas enfim... o cuidado era especial... o tempo dispensado para me regar, adubar e podar era diferenciado....
tudo para que de um simples botão, eu me tornasse uma bela Rosa...
Esse crescimento trouxe além de sedosas pétalas, muitos espinhos... característicos... indispensáveis para minha própria proteção... mas que escondia um perigo iminente: meus espinhos poderiam machucar alguém...
Jamais imaginei que meu amado Jardineiro poderia ser esse alguém...
Infelizmente, ele se machucou gravemente em meus espinhos...
Foi triste e doloroso ver meu bom Jardineiro ferido... e eu na ânsia de fazer algo pra ajudá-lo, acabava machucando-o ainda mais...
esse ciclo se repetiu algumas vezes até nos desvencilharmos e ele ir embora... ferido... machucado...
eu podia sentir a dor dele...
Ele se foi sem o tradicional "até amanhã"... e em meio a tanto nervosismo não percebi esse 'pequeno' detalhe...
Não voltou no dia seguinte...
imaginei que estivesse cuidando dos ferimentos causados por meus espinhos... fiquei ansiosa esperando que ele aparecesse a qualquer momento no portão, pra que eu pudesse pedir desculpas por tanta dor que meus espinhos lhe causaram...
mas ele não apareceu...
Dois dias se passaram... e ele não voltou... minha preocupação só aumentava.... e o olhar continuava fixo no portão... eu não podia perder a volta do Jardineiro... precisava daquele momento de perdão e reconciliação....
Três dias... e nada...
Uma semana....
Um mês...
Dois meses...
Três... Quatro... Cinco... Seis...
Sete meses...
Preocupação em ascendência... esperança decrescendo... e olhar ainda fixo no portão...
e sem poder fazer nada em relação ao jardim...
Ainda que pequena e decrescente, minha esperança é que ele volte...
pois, só o Jardineiro tem as ferramentas, adubos, vitaminas e água necessários e na medida certa pra fazer desse jardim o que ele sempre sonhou: o mais lindo jardim fechado do mundo!
Meus espinhos?... bom... eles ainda estão aqui... mas talvez o Jardineiro traga consigo algo que o proteja deles, ou algo que os tire de mim, ou ainda, algo que os torne menos pontiagudos...
(Por Quezia Mattos)


15 comentários:

  1. Muito bom Quezia!
    Sensível, profundo, reflexivo, poético...
    Parabéns! Bjao pra vc minha amiga...

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver essa rosa florescendo!! Os mais belos jardins foram feitos com calma, amor e dedicação... você certamente está se tornando novamente esse belo lugar, onde as flores podem se abrir sem medo de serem podadas... e logo logo o seu jardineiro chegará...

    Maravilhoso filhinha urti! Deus continue inspirando seus dias...

    Super beijo...

    ResponderExcluir
  3. que composição mais linda, delicada, inspirada, isso me chega a lembrar a Trícia nos seus momentos inspiradores!!! ehehehehehe....Parabéns, vc vai longe bjokas boneca!! Ju (loira)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da Quézia pq ela aprendeu a escrever comigo...

    ResponderExcluir
  5. Quanta sensibilidade neste jardim!!! A beleza e a dor, a relação de cuidado que fere quando td o que se deseja é proteger, lindo, maravilhoso, tenho muitooooooooo orgulho de ser sua amiga, amo-teeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  6. Caraca, isso me lembrou uma animação que vi esses dias.

    http://video.google.com/videoplay?docid=8073865125170809223#

    Parabéns pelo texto Quezia! Você tem talento. Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Viu, amiga! Pra quem não tinha nenhum comentário! Tá melhor que eu... já tem oito agora! hehe...
    lindo o texto, já t disse, antes de publicá-lo! Tá virando blogueiraaaaa! Te amo...

    ResponderExcluir
  8. Super gostoso ler os comentários... rsrs
    Já agradeci por msn, twitter... mas vale agradecer por aki tbém... hehe

    Vcs são mto especiais!!!

    =***

    ResponderExcluir
  9. Lindo de mais prima adorei muitoobem sua cara isso te adorro *....*

    ResponderExcluir
  10. Dona Quézia, meus parabéns.
    O texto está realmente muito bom. Não somente pela técnica empregada ou por causa da sensibilidade transmitida pelo uso adequado das idéias; está realmente bom pela verdade manifesta nele.

    Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Muito bom o seu texto e me fez lembrar do jardim que esta registrado em Cantares 6:11.
    Deus lhe abençoe minha amiga irmã!

    ResponderExcluir
  12. Primeiro queria deixar os parabéns pra você Quezinha querida (pelo Blogg) pelas mensagens de reflexões que você tá postando aqui! Valeu por ser tão especial e como disseram mais acima, eu também tenho orgulho de ser seu amigo =)

    Meu post sobre – Memórias de uma Rosa

    As 20 primeiras linhas me fez lembrar sobre: O chamado ao primeiro amor com Cristo!

    “Lembro bem do dia que ele entrou pela primeira vez pelo portão principal do jardim...”

    Não está o Espírito Santo a conclamar-nos a voltar ao primeiro amor? (Ap 2.4,5).

    Beijão Quezia querida!

    Quando puder,estarei deixando meus posts aqui! =]

    ResponderExcluir
  13. Puxa, Quezia.... Que orgulho!
    To sem palavras... Eu gostei de cada detalhe do texto. Lindo, lindo, lindo...
    A esperanca de volta do jardineiro... Lindo... parabens, minha amiga... ja to no aguardo do proximo. ehehehe
    Beijos e abracos(daqueles de urso) ahahahah

    ResponderExcluir
  14. Cunha... Até me desconcentrei do q eu estava fazendo aqui... tive q parar pra pensar um pouco!
    Fiquei sem palavras... maravilhoso guria!`
    É por isso que vc é MATTOS neh...

    Serio, lindo demais!
    Como disse a Mila aqui em cima, fico no aguardo do proximo..
    TEAMOTE...
    E to de acordo com a Amalinha... hehehe

    ResponderExcluir